A empresa prepara revisão estratégica depois de manifestações de interesse externas e estuda alternativas que podem comprometer estúdios e títulos como Hogwarts Legacy e Mortal Kombat 1.
Fotos: Divulgação
A Warner Bros. Discovery (WBD) comunicou na terça-feira que iniciou oficialmente um processo de revisão estratégica para avaliar possíveis transações envolvendo a totalidade ou partes da empresa, em resposta a interesse não solicitado de várias partes. (AP News)
Segundo o documento corporativo, o conselho da WBD está considerando diferentes caminhos para maximizar o valor aos acionistas, entre os quais se incluem manter a separação planejada entre divisões (como estúdios/streaming e canais tradicionais) ou mesmo vender unidades específicas ou a empresa como um todo. (PR Newswire)
No setor de games, esse anúncio acende alertas quanto à estabilidade das franquias-chave gerenciadas pela divisão Warner Bros. Games e seus estúdios associados – como NetherRealm Studios (responsável por Mortal Kombat), Rocksteady Studios (Batman) e Avalanche Software (Hogwarts Legacy) — além de outros. Essa instabilidade pode gerar efeitos em termos de prazo, orçamento ou direções criativas de projetos em curso.
Vale destacar que, no início de 2025, a WBD já havia fechado três estúdios — Monolith Productions, Player First Games e Warner Bros. Games San Diego — e cancelado o jogo da Mulher Maravilha, como parte de sua reorganização para focar em “IP comprovadas”. (Polygon)
Impactos e riscos para os jogos
A eventual venda ou fragmentação da estrutura da WBD pode acarretar:
-
Cancelamentos ou adiamentos de títulos em desenvolvimento
-
Mudanças substanciais nas equipes responsáveis, afetando consistência e suporte
-
Alterações em acordos de exclusividade ou plataformas de lançamento, especialmente para consoles como o PlayStation, que vinha contando com lançamentos robustos da empresa
-
Reposicionamento ou desinvestimento de estúdios inteiros cujo retorno não está alinhado à nova meta de foco
Cenário para plataformas e mercado
Historicamente, a WBD tem sido parceira estratégica de plataformas importantes — como o PlayStation, com lançamentos de destaque que se beneficiaram de campanhas de marketing e forte presença. Com a mudança estrutural, essa dinâmica pode mudar: acordos de exclusividade poderão ser renegociados, ou até mesmo redirecionados para outras plataformas ou proprietários futuros.
Perspectivas
Embora o processo de revisão esteja em estágio inicial e não haja garantia de que levará a uma venda efetiva, a movimentação já altera o panorama do setor de games ligado à WBD. A empresa segue com seu plano de separação das divisões previsto para meados de 2026. (Warner Bros. Discovery)
Fonte: Geekin 360°