O diretor Gualter Pupo e o ator Fernando Caruso estarão presentes no cultuado festival americano de ficção científica no dia 13 de fevereiro; estreia do longa nos cinemas brasileiros está marcada para 7 de maio
Fernando Caruso protagoniza o filme 'Cansei de Ser Nerd' (Crédito: Mariana Vianna)
“Cansei de Ser Nerd”, primeiro longa-metragem dirigido pelo premiado diretor de arte Gualter Pupo (“Bufo & Spallanzani”, “Gêmeas”, “Chatô”), terá uma première internacional na 51ª edição do Boston Science Fiction Film Festival, o mais longevo e cultuado festival de cinema do gênero das Américas.
O filme será exibido no dia 13 de fevereiro, em uma sessão especial com a participação do diretor Gualter Pupo e do ator Fernando Caruso (“Vai Que Cola - O Filme”, “Não Vamos Pagar Nada”), que interpreta o protagonista, Aírton.
Mais de 300 filmes foram inscritos para a edição de 2026 do Boston SciFi. Dez longas-metragens e sete grupos de curtas-metragens foram selecionados. O festival ocupa por cinco dias o Sommerville Theater e espaços ao redor da Davis Square, com curadoria de filmes, painéis e a tradicional “maratona”, que acontece no último dia do evento com uma programação especial de longas-metragens exibidos ininterruptamente por 24 horas.
Gualter Pupo traz referências das mais diversas ao filme, desde a estética vanguardista do cineasta chileno Alejandro Jodorowsky até a obra do diretor italiano Dario Argento, passando pelo surrealismo do filme “Quero Ser John Malkovich”, pelo humor “lunático” do britânico Rowan Atkinson, por Bruce Lee e Tarantino, pelo cinema nonsense do francês Quentin Dupieux, por “Stranger Things” e pela premiada comédia Sci-Fi “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, dirigida por Daniel Kwan e Daniel Scheinert.
Sem esquecer os filmes “Scott Pilgrim contra o Mundo” e “Shan of the Dead”, ambos de Edgar Wright.
“É uma comédia romântica de situação com terror vaudeville, lutas marciais e até um número musical. Quero fazer um filme original, divertido e cheio de metáforas. Uma homenagem ao cinema e ao mundo geek. É Scooby-Doo na veia”, diverte-se Gualter Pupo, que assina o conceito do filme junto com Marcus Wagner, designer e criador do conceituado Baile do Sarongue.
A direção de fotografia é de Gustavo Hadba, a direção de arte, de Fernanda Teixeira, o figurino, de Roberta Pupo, e a trilha, de Berna Ceppas. O diretor assistente Marcello Bosshard é responsável pela preparação do elenco e a caracterização é de Manu Monteiro.
O elenco teve preparação para as cenas de luta com Flavio Almendra, presidente da Associação Brasileira de Muay Thai, e de dança, com o coreógrafo Paulo Mazzoni.
“Cansei de Ser Nerd” tem argumento original de Renato Fagundes, que assina o roteiro junto com Taisa Damus, Luiz Noronha e Gualter Pupo. A produção é da Hungry Man e A Fábrica, e a coprodução é da Paramount Pictures e do Telecine.
A previsão de estreia nos cinemas brasileiros é 7 de maio de 2026, com distribuição da H2O Films.
Sinopse
Nerd inveterado, Aírton foi o principal suspeito do sumiço e suposto assassinato de uma colega, nos tempos da faculdade. Hoje, 20 anos depois, ele decide reencontrar toda a turma na festa de reencontro da graduação para, enfim, provar sua inocência.
Mais que isso, ele planeja revelar que os “populares”, hoje integrantes de uma banda new wave de sucesso, são os verdadeiros culpados pela morte da estudante. E, pior, que eles a mataram em um ritual em busca de fama.
Convicto disso, Aírton intima seu grande amigo e aliado, Ulisses, para ir com ele. O plano está armado: desmascarar uma seita bem louca, provar sua inocência e recuperar o amor de Juliana, sua grande paixão.
Elenco
Fernando Caruso (Aírton)
Bia Guedes (Juliana)
Pedro Benevides (Ulisses)
João Velho (Charles)
Thais Belchior (Beth)
Ana Carolina Sauwen (Amanda)
Thaina Gallo (Fernanda)
Paulo Verlings (Plínio)
Marcelo Olinto (DJ Elton Dion)
Taisa Damous (Cristal)
Participações especiais
Cissa Guimarães (Dona Têca)
Bel Kutner (Mãe do Charles)
Ficha técnica
Direção – Gualter Pupo
Argumento original – Renato Fagundes
Roteiro – Renato Fagundes, Taisa Damous, Luiz Noronha, Gualter Pupo
Conceito – Marcus Wagner, Gualter Pupo
Produtores – Alex Mehedff, Gualter Pupo, JC Feyer e Luiz Noronha
Produção Executiva – Alex Mehedff, Mário Diamante
Line Producer (Produtora Delegada) – Fernanda Kalume
1a Assistente de Direção – Renata Schiavini
Diretor Assistente – Marcello Bosschar
Direção de Fotografia – Gustavo Hadba
Gaffer – Edu K
Direção de Arte – Fernanda Teixeira
Figurino – Roberta Pupo
Direção de Produção – Mateus Galvao
Caracterização – Manu Monteiro
Trilha Sonora – Berna Ceppas
Produção – Hungry Man e A Fábrica
Coprodução – Paramount Pictures e Telecine
Distribuição – H2O Films
Fonte: Assessoria de Imprensa



